Com o iminente dilema de maio se aproximando, em meio aos baixos preços causados pelo COVID-19, os mineradores têm maior probabilidade de comprar Bitcoin do que colocar mais moedas em circulação.
A recente queda histórica do Bitcoin tornou a mineração da moeda mais cara do que a compra, o que poderia ter sérias repercussões na segurança subjacente à sua rede e aumentar a incerteza sobre o futuro do ativo.
Todo o mercado de criptomoedas continua sofrendo com a recente pandemia. À medida que mais países decidem estar em isolamento em todo o mundo, o pânico resultou em uma venda em massa, levando o preço do Bitcoin a níveis históricos e tornando a produção de mineração mais cara do que comprar o token.
A segurança básica da blockchain do bitcoin é regulada por um protocolo de consenso de Prova de Trabalho. Este é um sistema em que os mineradores resolvem problemas matemáticos avançados para proteger a rede e, por sua vez, são recompensados com BTC.
A mineração de Bitcoin não é apenas uma questão de ligar o computador e observar os tokens recebidos. É uma arena altamente competitiva, na qual o custo do consumo de energia e equipamentos é alto. Os problemas recentes que todos os mercados estão enfrentando indicam que as mineradoras terão dificuldade em lucrar com seus esforços e esses participantes enfrentarão dificuldades ainda maiores quando ocorrer o halvening (a redução pela metade) neste verão.
O Bitcoin é baseado em um modelo deflacionário, com seu lance máximo já estabelecido. A deflação é alcançada pela metade da recompensa de tokens atribuídos aos mineradores a cada 210.000 blocos e o próximo marco está chegando. Quando isso ocorre, a recompensa de token da criptomoeda original cairá de 12,5 para 6,25 moedas; o custo do sorteio dobrará da noite para o dia.
No entanto, há um lado positivo:
À medida que as plataformas de extração começam a fechar devido à baixa rentabilidade, a dificuldade de extração diminui e o custo com isso. Não apenas isso, mas à medida que os mineradores se tornam compradores, uma forte demanda de Bitcoin será feita, coisa que faria apreciar seu valor. Combine esses fatores com a probabilidade que os touros impacientes estarão se preparando para agir, e poderíamos ver o preço do Bitcoin disparando tanto quanto ele caiu.
Para que isso aconteça, no entanto, os mercados globais devem primeiro se estabilizar, e isso depende inteiramente de suprimir e mitigar a disseminação do coronavírus.