Anúncio (Publicidade)

O Fed reduz taxas de juros em tentativa de impedir uma economia dos EUA debilitada

O Federal Reserve dos EUA anunciou novas medidas no domingo à noite, destinadas a oferecer apoio à economia dos EUA, levando a um aumento de curto prazo no preço do Bitcoin
O Fed reduz taxas de juros em tentativa de impedir uma economia dos EUA debilitada
O primeiro corte de juros do Federal Reserve desde 2008, mostrando a seriedade da recente crise
A Federal Reserve dos EUA anunciou um pacote de estímulo quantitativo de US $700 bilhões na noite passada, provocando um aumento temporário no preço do Bitcoin após o anúncio.

A flexibilização quantitativa significa que o Fed comprará dívidas do governo na esperança de que a pressão seja aliviada na economia dos EUA, que foi atolada nas últimas semanas pela desaceleração da economia global. 
US $500 bilhões do pacote de estímulo foram destinados a títulos do tesouro, enquanto os US $200 bilhões restantes serão usados ​​para compensar títulos garantidos por hipotecas (MBAs) – a queda do MBA foi responsável pela crise financeira das hipotecas subprime em 2008.
Após o anúncio, o presidente do Fed, Jerome Powel, alertou que,
“As perspectivas econômicas estão evoluindo diariamente e depende da disseminação do vírus … isso não é algo que possa ser conhecido.”
O pacote será colocado em ação nos meses seguintes, o que significa que as autoridades esperam que a desaceleração do mercado continue no curto prazo. No Reino Unido, por exemplo, especialistas dizem que o vírus deve durar até maio de 2021.

Juros Zero

O Fed também reduziu as taxas de juros para zero por cento; o primeiro corte não programado da Federal Reserve desde 2008, mostrando o significado do surto viral e a perspectiva sombria da maior economia do mundo.
Greg McBridge, analista financeiro chefe do Bankrate.com disse:
“A redução das taxas de juros para os tomadores de empréstimos aliviará um pouco o peso das dívidas existentes, mas é improvável que estimule o aumento habitual dos empréstimos, já que consumidores e empresas estão se preparando para uma queda na atividade econômica dos EUA”.
A última rodada de medidas pode, portanto, ser descrita como uma cobertura para mitigar o declínio crescente da economia, em vez de uma tentativa de gerar crescimento à medida que tradicionalmente são usados ​​os cortes nas taxas.
O Bitcoin teve um impulso após o anúncio e caiu apenas a US $6.000, mas depois caiu durante a noite para o nível de US $4.500 após o otimismo das notícias ter diminuído.
O Bitcoin pode sofrer ainda mais com o anúncio de novas medidas de bloqueio nos EUA, como a introdução de proibições de reunir mais de 50 pessoas, dificultando as atividades de inúmeras empresas.
Uma das razões citadas para as recentes quedas no Bitcoin é a proeminência das bolsas de derivativos que permitem negociações alavancadas, levando as carteiras de pedidos frágeis e liquidez superficial em um momento em que grandes investidores estão vendendo suas participações (holdings) para aumentar o fluxo de caixa para compensar suas perdas em outros mercados.